Skydrones demonstra tecnologia para a Guarda Costeira dos EUA

Solução foi desenvolvida para instalação em drones de pequeno porte de um sistema que libera uma boia auto inflável e software que direciona automaticamente o aparelho sobre a vítima na água

sartube-skydrones-phantomA empresa Skydrones Tecnologia Aviônica S/A, de Porto Alegre/RS, realizou na última sexta-feira (13/4), para a Guarda Costeira dos Estados Unidos, uma demonstração de drone equipado com seu sistema para auxilio em resgate aquático SARtube.

A movimentação ocorreu dentro da RFID Journal Live, realizada em Orlando, na Flórida. O SARtube foi desenvolvido pela empresa gaúcha e abrange a instalação em drones de pequeno porte de um sistema que libera uma boia auto inflável e o software que direciona automaticamente o aparelho sobre a vítima na água.

A tecnologia da empresa gaúcha já opera em drones na Alemanha (para segurança no Mar do Norte) e também já foi adquirida na Jamaica. No Brasil, o sistema funciona em drones do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – em ambos os casos com sistemas doados pela SkyDrones para as forças públicas (um em cada Estado).

Asset Management

A RFID Journal Live é a maior feira do mundo de tecnologias de identificação por radiofrequência (daí a sigla RFID, em inglês), que é termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. No caso da SkyDrones, ela também está demonstrando soluções no mercado de asset management.

Ou seja, drones com capacidade de identificar e localizar itens como carros em pátios de montadoras, tubos ou peças específicas em pátios de mineradoras e empresas petrolíferas, identificar peças e as condições de itens em redes de energia ou torres de comunicação, entre outras situações, e enviar instantaneamente as informações para plataformas de gestão de patrimônio.

Por dentro dos Drones na Segurança

Os drones reduzem o risco de policiais e bombeiros, são importantes na reconstituição de acidentes, utilizando modernos recursos de modelagem e nas operações táticas, usando em alguns casos imagens em tempo real. No caso de salvar vidas, eles são úteis para tornar mais eficiente o combate a incêndios ou vazamento de produtos perigosos, localizar e resgatar pessoas perdidas e salvá-las de afogamento.

Durante a feira DroneShow 2018, maior evento de drones da América Latina que acontece de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP), você irá conhecer as expectativas dos órgãos de segurança em relação aos drones e aos sistemas embarcados.

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: