Confira quais são as oportunidades e ameaças do mercado de Drones no Brasil

Primeiro encontro do Fórum Empresarial do Setor de Drones aconteceu em São Paulo (SP) em junho, onde foram discutidas as principais oportunidades e ameaças do mercado de Drones no Brasil. A segunda edição do Fórum tem data prevista para o dia 22 de setembro também na capital paulista. Veja como participar

Drones no BrasilMuito tem se falado sobre o uso comercial de drones no Brasil. Se por um lado o otimismo é grande, pois aparecem a cada dia novas aplicações, por outro a demora da regulamentação do setor assusta e preocupa quem quer empreender.
No mês de junho foi realizado em São Paulo (SP) o I Fórum Empresarial de Drones, no qual dezenas de empresários traçaram um diagnóstico do setor, apontando seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças do setor. A partir disso, foi definida uma estratégia e um conjunto de ações com o objetivo de mapear e fortalecer este mercado. O conceito deste movimento empresarial é criar um espaço permanente para dar voz a esta comunidade. O Fórum tem a coordenação de Emerson Granemann, CEO do Grupo MundoGEO, promotor da feira DroneShow que acontece anualmente em São Paulo.

Forças Internas

O setor de Drones, de maneira geral, oferece um ambiente favorável para inovação tecnológica associada a uma grande capacidade de flexibilização da plataforma e velocidade nas respostas para melhoria nos processos. Os custos de desenvolvimento da inteligência embarcada e da plataforma são relativamente baixos quando comparados com outras soluções de coleta e processamento de dados. Este mercado tem grande capacidade de geração de empregos, novas empresas e receitas com baixos investimentos.

 

Fraquezas Internas

Apesar do esforço deste fórum, foi identificada uma falta de união das empresas do setor para realizar ações conjuntas de interesse de todos. Além disso, nota-se ausência de qualificação dos profissionais envolvidos, dificuldade de comunicação com o cliente potencial e variação de preços muito grande para um mesmo tipo de serviço ofertado. Falta ainda uma melhor validação dos resultados como informação essencial para o convencimento do cliente.

 

Ameaças Externas

A falta de regulamentação do setor é com certeza é a maior barreira atual do setor. Esta indefinição da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – gera um ambiente desfavorável que afasta investidores do setor e não permite segurança jurídica para que grandes contratos sejam assinados. O momento ruim da economia e a cotação da moeda norte-americana reduzem a capacidade de investimento e tornam as plataformas e softwares importadas ainda mais caros.  

 

Oportunidades Externas

Foi identificado, pelos empresários, um grande potencial de aplicações na prestação de serviços para as áreas de mapeamento, agricultura, entretenimento, segurança, infraestrutura, meio ambiente, serviços emergenciais, mitigação de riscos, gestão de cidades, mineração, entre novas que são descobertas a cada dia.

Outra demanda identificada foi a área de capacitação e a existência de um ambiente favorável para investimentos externos e internos em startups, bem como de cooperações entre universidades e empresas.

 

Estratégias e Ações

Várias ações foram estruturadas no Fórum, tais como campanhas educativas para inibir a comercialização de equipamentos sem documentação, a criação de um repositório na web de casos de sucesso de aplicações para servir de referência. Foi decidido, ainda, enviar à ANAC uma Carta Aberta pedindo maior agilidade na regulamentação do setor. Também foi aberta uma petição online para envolvimento da comunidade no reforço do pedido à ANAC.

Outras duas questões mereceram destaque nas ações. Uma relacionada à questão do treinamento e certificação dos pilotos e outra da utilização de seguros por parte dos operadores. Ambas situações previstas na informações iniciais da regulamentação, mas que preocupam a comunidade, que prevê um intervalo de tempo considerável para que as empresas se ajustem à nova regulamentação depois da lançada. Desta forma, a ideia dos empresários é solicitar maiores informações à ANAC para adiantar estes assuntos.

 

II Fórum Empresarial de Drones

Um segundo fórum de empresários do setor será realizado em São Paulo (SP) no dia 22 de setembro. A ideia é agregar mais empresários e colocar em prática ações permanentes de fortalecimento do mercado.

O II Fórum Empresarial de Drones: será realizado no Hotel Transamérica Executive 21st Century, na Alameda Lorena, 473 – Jd. Paulista – em São Paulo (SP).

Inscrições: comercial@mundogeo.com ou 41 3338 77 89

Drones no Brasil