Estudantes testam drones para disputar nova competição da SAE Brasil

Competição de drones será de 19 a 21 de maio no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), sudoeste mineiro

IMG_3916Estudantes do ensino profissional técnico de nível médio fazem os últimos acertos nos drones que disputarão a Fórmula Drone SAE BRASIL 2017. A competição será realizada de 19 e 21 de maio próximo, no campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, Minas Gerais.

A Competição Fórmula Drone SAE BRASIL 2017 conta com 12 equipes inscritas que representam escolas técnicas dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A maioria se encontra em fase de teste de voo das aeronaves, nas dependências das próprias instituições de ensino ou em áreas próximas.

As equipes são formadas por até 15 alunos, que desenvolvem os projetos de drones sob a supervisão e orientação de professores de suas escolas, em resposta a desafios técnicos especificados no Regulamento da Competição.

A competição

O desafio terá início em 19 de maio, uma sexta-feira, dia em que as equipes serão chamadas a efetuar apresentações orais acerca de seus projetos perante uma comissão de juízes, e a prover esclarecimentos de dúvidas decorrentes da análise de relatórios técnicos previamente enviados ao Comitê Técnico da competição

Dessa etapa, denominada Competição de Projeto, resultarão pontuações importantes para a classificação geral, referentes a aspectos exclusivamente teóricos.

Os dois dias subsequentes, 20 e 21 de maio, sábado e domingo respectivamente, são reservados à realização de provas práticas, por meio de sucessivas baterias de voos orientadas para o cumprimento de missões previstas no Regulamento. Esta etapa é denominada Competição de Voo e a somatória dos pontos obtidos nas etapas de Projeto e de Voo definirá a classificação final das equipes.

A Competição Fórmula Drone é uma iniciativa educacional a cargo da SAE BRASIL, sociedade brasileira da tecnologia da mobilidade, com o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone, por meio da competição entre equipes.

“O programas estudantis da SAE BRASIL são focados na inovação e no futuro; um bom exemplo é a estreante Fórmula Drone, que desafia jovens do ensino técnico nível médio a desenvolverem protótipos dessas pequenas aeronaves que podem ser a próxima revolução tecnológica”, diz Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.