12 equipes inscrevem-se para Competição Fórmula Drone SAE BRASIL

Doze equipes inscreveram-se para 1ª Competição Fórmula Drone SAE BRASIL (Projeto Helidesign). Competição de aeronaves com asas rotativas é destinada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio

projeto-formula-drone-sae-brasil-foto-sae-brasil
Projeto Fórmula Drone SAE BRASIL – Foto SAE BRASIL

As inscrições para a 1ª Competição Fórmula Drone SAE BRASIL encerraram-se no dia 30 de novembro, com 12 equipes inscritas. As equipes representam 7 instituições de ensino técnico profissional de nível médio dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A meta original da organização do evento era assegurar 10 inscrições para a primeira edição da Competição, programada para ser realizada em abril de 2017, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Itajubá, Minas Gerais.

Das 12 equipes inscritas, cinco são de instituições de ensino de Minas Gerais, quatro do Rio de Janeiro e três de São Paulo.

Nome da equipe, Instituição de ensino e Campus/Unidade

01 DronIFly – IF Sudeste MG – Juiz de Fora

02 HeliBRA – IF SP- Bragança Paulista

03 Robótica Maracanã – CEFET RJ – Maracanã

04 Leopoldina – CEFET MG – Leopoldina

05 SkyBotz Drone Team – IF SP – Salto

06 SJBots – IF SP – São José dos Campos

07 Angry Bodes – CEFET RJ – Nova Iguaçu

08 CPIIBots – Colégio Pedro II – São Cristóvão

09 Optimus Drones – IF Norte de Minas – Montes Claros

10 CPIIDrones – Colégio Pedro II – São Cristóvão/RJ

11 Cefast Drones – CEFET MG – Campus I

12 Yellow Drones – Centro de Educ. Profissional (CEP) – Itajubá

O Projeto Fórmula Drone SAE BRASIL (Projeto Helidesign) é uma iniciativa educacional da SAE BRASIL voltada a estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio. O objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

As inscrições foram precedidas por um Programa de Treinamento e Capacitação de Professores, como previsto no Projeto, realizado de setembro e novembro passado, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Projeto conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES).

O Projeto – O Fórmula Drone SAE BRASIL (Projeto Helidesign) tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da Competição, segundo requisitos detalhados no Regulamento da Competição

O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.

“O Projeto Fórmula Drone SAE BRASIL segue à frente segundo seu planejamento original, inspirado em seus precedentes, Baja SAE, AeroDesign e Fórmula SAE. Certamente terá o mesmo sucesso dos demais programas e cumprirá uma das principais missões da SAE BRASIL, a de contribuir para a formação de jovens profissionais diferenciados, em benefício da tecnologia da mobilidade em nosso País”, completa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.