Copel lança edital para aquisição de drone para atividades de inspeção

Propostas deverão ser cadastradas até dia 29 de junho e início da disputa ocorrerá no mesmo dia

A Copel – Companhia Paranaense de Energia – por intermédio da sua Superintendência de Gestão Empresarial e do seu Departamento de Aquisição e Contratação da Distribuição, torna pública a realização de licitação na modalidade pregão na forma eletrônica para aquisição de drones para atividades de inspeções e serviços técnicos da companhia.

Segundo a especificação técnica do edital, a utilização do Drones pela Copel tem o intuito de melhorar e agilizar os processos de inspeção de Linhas de Distribuição de Alta Tensão (69 e 138 kV) e de Redes de Distribuição de Média Tensão (13,8 kV e 34,5kV), haja vista que as imagens obtidas através do voo não tripulado desse tipo de equipamento possibilitará uma melhor visualização nas inspeções, minimizando a exposição dos colaboradores a riscos de acidentes de trabalho em altura e atividades com linha viva, além de diminuir os tempos de execução de tarefas em áreas de difícil acesso.

licitacao para compra de drone pela copelEntre as principais atividades projetadas para o uso de Drones estão a inspeção de Linhas de Distribuição de Alta Tensão (69 e 138 kV), Fotogametria, Levantamento Topográfico, Georreferenciamento de vegetação e inspeção em Redes de Distribuição (13,8 e 34,5 kV). A utilização do drone geralmente será em locais distantes das bases operacionais. Por este motivo, o equipamento deverá conter boa autonomia de uso e baterias sobressalentes, que permitam a realização da atividade. Deverá também ser compatíveis com sistema Android e IOS, principalmente com os aplicativos DJI GO, Drone Deploy, PIX4D Capture, Litchi, SkyDrones e Precision Flight.

O equipamento deverá, ainda, ser formado pelos seguintes componentes básicos mínimos: Aeronave RTF (Ready to Fly) com sensores direcionais (no mínimo para frente e para baixo); Gimbal 3 eixos; Câmera digital, sensor 1/2.3″, 12MPixel RAW e JPG, Vídeo 4K/30fps, lente 28mm; Rádio Controle (com autonomia de serviço mínima de 1h30min); Três Jogos de hélices (1 para uso + 2 sobressalentes completos); Três Baterias com capacidade mínima de carga de 3800mAh ou 25 minutos de uso; Carregador de bateria 127VCA, com cabo de força; Suporte para Gimbal; Cabos de comunicação (USB micro, USB tipo C e Ipad); Case para transporte; Cartão Micro SD 16GB, UHS3; Carregador veicular 12 Vcc para baterias; e Hub para carga de 4 baterias.

A aceitação e o recebimento dos equipamentos fornecidos serão realizados pela Engenharia de Manutenção de Linhas de Distribuição de Alta Tensão (DIS/DPMO/VMRL/SMLDAT) da Copel. As informações técnicas necessárias ao correto manuseio e manutenção dos equipamentos devem ser fornecidas em meio eletrônico, juntamente com uma cópia em meio físico, preferencialmente no idioma português, admitindo-se o inglês, bem como deve ser disponibilizado suporte técnico gratuito para dirimir dúvidas, ao longo do período de garantia.

Os equipamentos deverão ser garantidos pelo fornecedor contra falhas ou defeitos de funcionamento que venham a ocorrer no período mínimo de um ano, contados a partir da data de entrega. O fabricante do equipamento deve possuir obrigatoriamente assistência técnica autorizada no Brasil. No decorrer do prazo de garantia o fornecedor se compromete a reparar todos os defeitos de fabricação que venham a ocorrer e, se necessário, a substituir as peças defeituosas, às suas expensas, responsabilizando-se por todos os custos decorrentes, sejam de material, de mão de obra ou de transporte, inclusive quando o reparo demandar a reexportação do equipamento a sua origem.

As propostas deverão ser cadastradas no site www.licitacoes-e.com.br até dia 29 de junho de 2018 às 14h e o início da disputa ocorrerá no mesmo dia às 14h30. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no horário acima estabelecido, desde que não haja comunicação do pregoeiro em sentido diverso. O proponente deverá verificar junto ao site www.licitacoes-e.com.br, eventual alteração da data e horário de início da disputa.

O uso de drones para atividades de inspeção foi destaque em seminários, cursos e na feira DroneShow 2018, que aconteceu de 15 a 17 de maio passado em São Paulo (SP). Assista o primeiro vídeo oficial com um resumo do evento:

DroneShow Online 2018

Para quem não conseguiu participar presencialmente em alguma atividade do evento, foi realizado esta semana, de 19 a 21 de junho, o DroneShow Online. Atendendo a pedidos, esta foi uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar presencialmente alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista.

O primeiro dia do DroneShow Online contou com um seminário no qual o diretor da MundoGEO, Emerson Granemann, fez um resumo com os destaques da feira e da abertura do evento. Na parte da tarde, foi a vez de Francisco Nogara Neto, da Agropixel e Skydrones, apresentar um mini-curso sobre processamento de imagens obtidas com drones. Já o segundo dia do evento teve a agricultura como destaque. Na parte da manhã, novamente Francisco Nogara Neto apresentou um mini-curso, só que dessa vez para uma introdução aos drones no setor agrícola. Por sua vez, na parte da tarde foi a vez de Giovani Amianti, da XMobots, apresentar um treinamento online avançado sobre agricultura com drones, apresentando cases de diferentes culturas.

Por sua vez, o terceiro e último dia do DroneShow Online 2018 teve como destaque o mapeamento usando drones. Na parte da manhã o foco foi a Topografia, quando Danilo Rodrigues – Diretor da GeoSurv – mostrou como drones podem agilizar e diminuir custos de aquisição de dados do terreno, bem como disponibilizar informações e parâmetros das feições contidas na superfície terrestre de modo a facilitar o desenvolvimento de projetos de engenharia. E fechando o DroneShow Online 2018, na parte da tarde foi a vez de Pedro Gomes – Geógrafo da Horus Aeronaves -, que abordou o mapeamento com drones, demonstrando como os drones oferecem vantagens, como baixo custo operacional, facilidade de uso em grandes terrenos, além de uma maior segurança durante a operação.

10.im_FaceTodos os inscritos no DroneShow Online poderão rever posteriormente o replay, terão acesso aos arquivos das apresentações – em formato pdf – e integrarão um grupo fechado de networking. Atendendo a pedidos, foi prorrogada por mais algumas horas a inscrição para acesso a estes conteúdos:

Confira a grade de conteúdos do DroneShow Online