Equipe Black Bee Drones confirma presença no DroneShow 2016

A Black Bee Drones é a primeira equipe acadêmica de drones inteligentes para competição do Brasil. A equipe é composta por alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Itajubá – MG, entre eles Engenharia Mecânica, Mecânica Aeronáutica, Elétrica, Eletrônica, Ambiental, de Produção, de Controle e Automação e de Computação e também dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Em menos de 1 ano de criação a Black Bee surpreendeu a todos com a terceira colocação na IMAV Competition (International Micro Air Vehicle) que ocorreu em Setembro de 2015 em Aachen, na Alemanha. Na ocasião, mesmo com poucos recursos financeiros, eles superaram países consagrados tecnologicamente como França e Holanda. Além da excelente colocação, eles receberam também uma menção honrosa por ser a unica equipe formada apenas por graduandos, sendo que as demais eram compostas por Mestrandos e Doutorandos. Na IMAV 2015, os drones deviam combater incêndio, fazer mapeamento de território, reconhecimento de vitima, entregar pacotes, perseguir objetos, entre outras provas, tudo de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade do piloto.

Devido ao seu desempenho, a Black Bee já foi convidada para competir na IMAV 2016 que acontecerá em Outubro em Pequim, na China. Nessa competição, será simulado um acidente em uma plataforma de petróleo e os drones terão protagonismo nos procedimentos de emergência, tudo deverá ser realizado também de maneira autônoma. A equipe tem grandes chances de ficar no topo do pódio esse ano e para tornar isso realidade está em busca de parceiros e patrocinadores. No começo do ano a Black Bee foi expositora na Campus Party Brasil 2016, um gigantesco evento de tecnologia que ocorreu no Espaço Anhembi em São Paulo.

A equipe é inovadora também em seu marketing, onde chegou a utilizar um drone de pequeno porte para fazer panfletagem em uma feira destinada aos calouros da universidade. A repercussão das ações de marketing e dos prêmios da equipe foi tão grande que se tornou uma das equipes mais desejadas da universidade, esgotando em seu workshop todos os lugares disponíveis no auditório que comporta mais de 200 pessoas. Em seu primeiro processo seletivo, realizado recentemente, recebeu 185 fichas de inscrição, um verdadeiro sucesso. Os 17 aprovados foram recebidos com muita festa. Uma das características marcantes da equipe é a união dos integrantes, descontração e trabalho duro!

 Em maio deste ano, a equipe Black Bee Drones estará presente na segunda edição do maior evento presencial de drones do pais, o DRONEShow 2016, em que Pedro Henrique R.P.B. Silva, Capitão Geral da Black Bee Drones, fará parte do Debate Ideias inovadoras com Drones. Este debate apresentará as inusitadas novas aplicações profissionais dos Drones ao ar livre e em espaços indoor. Serão discutidos os desafios tecnológicos, legais e culturais envolvidos, além do potencial comercial e social destas novas aplicações.

A segunda edição da feira DRONEShow LatinAmerica acontecerá dia 10 a 12 de maio de 2016. A Feira terá mais de 100 marcas expositoras e muitas atividades para a profissionalização do setor como cursos, seminários e debates. Para visualizar a grade completa do evento acesse: http://www.droneshowla.com/programacao. Para saber como participar do evento acesse: http://www.droneshowla.com/inscreva-se